top of page
Buscar
  • ciadapta2

Bolsistas do CiAdapta2: Romualdo em Curitiba

Como bolsista do CiAdapta2, o angolano Romualdo da Costa Agostinho está somando o seu olhar multicultural à analise das realidades pesquisadas pelo projeto em Curitiba (PR).




"O meu nome é Romualdo da Costa Agostinho. Tenho 28 anos e moro em Curitiba. Como bolsista do CiAdapta2, trabalho com Junior Garcia e Marcos Paulo Fuck, ambos professores do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)


Juntos, formamos o subgrupo da Região Metropolitana de Curitiba. Por meio do Índice de Adaptação Urbana (Urban Adaptation Index/UAI) na RMC, buscamos 'avançar na produção, validação e aplicação de índices e indicadores para avaliação: (i) de vulnerabilidade socioclimática; (ii) de risco aos impactos de eventos extremos climáticos; (iii) do potencial de adaptação e capacidade adaptativa; e (iv) do processo de transformação urbana no contexto brasileiro'.


Sou nascido e criado em Angola, na capital Luanda; estou no Brasil há quase seis anos. Durante esse período, venho tendo várias oportunidades no meio acadêmico – entre elas a minha graduação em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), onde atualmente sou concluinte da graduação em Administração Pública.


Durante o percurso na Unilab, tive a oportunidade de participar de monitorias, tutorias e programas de acolhimentos, além de outros grupos de pesquisa e extensão, o que me proporcionou inúmeros aprendizados.


Hoje, como mestrando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR, estou tendo a oportunidade de fazer parte do CiAdapta2 e de desfrutar da experiência de uma ampla rede interdisciplinar de pesquisadores."


Foto: arquivo pessoal

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page